?

Log in

No account? Create an account



Urna_eletrônica


Foto do link: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2a/Urna_eletr%C3%B4nica.jpeg


O Brasil é uma república democrática cujo voto é o maior símbolo da democracia, onde cada cidadão tem o mesmo poder eleitoral independente da classe econômica, raça, credo, título ou status social. O sufrágio universal foi instituído constitucionalmente desde 1891, sendo considerado tanto um direito como um dever de todo brasileiro. Hoje, coletam-se os votos através da “urna eletrônica”, cuja iniciativa é, ao mesmo tempo, inovadora e controversa por suscitar desconfiança quanto à integridade dos resultados das eleições.

Em 1996, o Brasil implantou um sistema eleitoral informatizado que substitui o uso de cédula de papel com a justificativa de facilitar os processos eleitorais. Tal sistema já era usado por países como Holanda e Índia. Num sistema eletrônico, uma grande quantidade de dados pode ser processada com uma velocidade extremamente superior podendo emitir o resultado final da eleição em poucas horas ao invés de obrigar o país a esperar dias para saber quais os novos representantes eleitos. Se toda a urna eletrônica tiver sido bem projetada há uma maior garantia de segurança, inviolabilidade e sigilo do voto.

A ideia de se informatizar o processo eleitoral não é exclusiva do Brasil. Muitos países tem pesquisado o tema, projetado protótipos e os colocado à prova, de forma que se chegue a um produto final confiável e transparente. O primeiro modelo de urna eletrônica usada pelo Brasil também já passou por testes em outros países e dentro de diversas universidades e instituições de pesquisa para se verificar as possíveis falhas das urnas. A cada etapa de testes, o sistema tem passado por melhorias contínuas, e a urna foi exibida à autoridades internacionais que buscam aderir às sistemas eleitorais semelhantes.

No Brasil, infelizmente, a urna eletrônica ainda é alvo de críticas, pois os resultados dos testes não têm sido satisfatórios em termos de transparência e confiabilidade. Foram encontradas falhas em cada teste, desde 2002, quando o relatório gerado por pesquisadores da UNICAMP afirmou que o sistema eletrônico instalado nas urnas não permitia a confirmação pela sociedade civil de que os programas usados na urna corresponderiam fielmente aos mesmos que foram lacrados, guardados e usados no Tribunal Superior Eleitoral nas eleições.

O clima de desconfiança sobre a urna eletrônica tem crescido, visto que o TSE não tem submetido o sistema a testes mais completos e abertos que comprovem a correção das falhas e a transparência final das urnas. Neste contexto de eleições, um dos responsáveis pelos testes de segurança nas urnas em 2012 pela UNB, Rodrigo Aranha, convocou a sociedade a fiscalizar as urnas, numa iniciativa paralela às apurações oficiais, e treinando o cidadão comum a atuar como fiscal, usando a aplicação “VoceFiscal”.

O resultado oficial do primeiro turno das eleições do Brasil foi exposto ao mundo, porém a apuração paralela ainda não foi finalizada, enquanto o país aguarda inadvertidamente pelo segundo turno, sem questionar ou desconfiar que há uma tão grande falta de transparência no processo eleitoral.

Enquanto não há um meio de se auditar as urnas eletrônicas pela sociedade é como se não houvesse um mecanismo para impedir fraudes e garantir que o voto do eleitor brasileiro continue tendo algum valor. Infelizmente, o maior motivo de orgulho do processo eleitoral brasileiro é também o de maior fragilidade não apenas para estas eleições, mas também para toda a democracia.

Sobre o "cura gay" - Projeto PDC 234/11

rainbowDe maneira sutil, nossos olhares saíram das manifestações internas do Brasil para o tal projeto apelidado ridiculamente de "cura gay". Um apelido sensacionalista! O projeto 234/11 apenas dá liberdade ao psicólogo atender ou não (se desejar) uma pessoa que quer algum tipo de reorientação sexual (se for possível). Apenas dá maior liberdade aos psicólogos se a pessoa atendida solicitar isto.

O projeto é uma demanda de civis e profissionais de psicologia que não concordam com as proibições do próprio Conselho de Psicologia. Este projeto precisa de apoio e aprovação! Se buscarmos vetar este projeto, estaremos agindo em total contradição com a tolerância pregada pelos movimentos sociais.

Suponho que o Conselho quer proibir que pessoas sejam submetidas a tratamentos humilhantes e violentos do século passado. Isto é muito justo e louvável, porém, o conhecimento evoluiu (e ainda precisa evoluir), os métodos, as práticas e o entendimento sobre estas questões também evoluíram. "É proibido, proibir". O psicólogo e o cliente devem buscar em conjunto suas escolhas e ter liberdade para isto.

O outro lado da questão é o ceticismo quanto à um gay se tornar hetero, porém não são raros os casos em que isto ocorre, e se alguém ainda duvida, pode confiar "mais facilmente" que ele tenha se tornado bissexual (e talvez seja assim em vários casos). Enfim... sendo céticos ou não quanto a isto, não se trata da vida particular de cada um? E cada pessoa não é a única responsável sobre si mesma? Por que o Conselho tem que ser imperativo nesta questão? Todos queremos democracia e não ditadura.

Não se trata de doença, mas de comportamento. Não se trata de proibição, mas de liberdade. Siga sua escolha, deixando os outros seguirem suas próprias também. Deixe o projeto 234/11 passar e marche pelo que vale a pena!

A última performance de Whitney Houston

Esta foi uma notícia que eu não esperava hoje, o falecimento de Whitney Houston. Nunca nos conhecemos, mas ela foi uma pessoa que eu torcia pela vitória em todas as áreas da vida... Mulher de grande voz, talento, sensibilidade e beleza passou por momentos variados e por grandes lutas. Lutas em crises amorosas e um infeliz desvio pelas drogas, mas ela sempre teve os mais próximos dela que buscaram apoiá-la e amá-la. Fiquei triste pela notícia, pois eu ainda gostaria de ouví-la muito, cantando suas novas obras, entre elas uma música se destaca muito do álbum "I Look to You" de mesmo nome. Mas, sinceramente, fiquei mais triste pois a morte dela foi repentina e eu desejo que cada pessoa esteja pronta quando seu dia chegar, pois este dia vem de surpresa.

Nos últimos anos, ela veio se refazendo do pó e trilhava um caminho seguro e bem-aventurado. Ouça e veja ela cantando a música "I Look to You":


A última performance dela foi feita com amigos, cantando "Yes, Jesus loves me".


Eu não sei como foram os momentos finais dela, a família diz que ela estava bem., a mídia fala mal... Eu me lembrarei dos últimos atos inesquecíveis que ela fez e estes tem valor eterno. Eu sei que se ela cantou de todo o coração a música do último álbum dela "I Look to You", ela teve a maior vitória da vida dela, pois "passou da morte para a vida". Desejo que a família dela seja iluminada e consolada pelo doce Espírito Santo de Deus neste momento. Mesmo em meio à tristeza e a dor da partida, estes dois trechos de vídeo enchem de esperança os que esperam em Cristo e desejam uma passagem bem-aventurada aos que amam. God bless! See you soon.
People have feelings, regret is a good feeling, because is a rational response to a action/choice that your mind processed. Regret is the feedback when the mind calculates that your past action/choice was wrong and you should do something to fix it. Regret is so natural and is part of the human being. It is part of us that give us a chance to redirect us to a happier path.

Pessoas tem sentimentos, arrependimento é um bom sentimento, porque é uma resposta racional a uma ação/escolha que sua mente processou. Arrependimento é o retorno quando a mente calcula que sua ação/escolha passada estava errada e você pode tentar algo para consertar. Arrependimento é tão natural e faz parte do ser humano. É uma parte de nós que nos dá uma chance de nos redirecionar para um caminho mais feliz.

La gente tiene sentimientos, el arrepentimiento es un bueno sentimiento, porque es una respuesta racional a una acción/decisión que su mente ha processado. El arrepentimiento es el cambio quando la mente se calcula que su última acción/decisión estaba mal y usted puede hacer algo para solucionarlo. El arrepentimiento es tan natural y es parte del humano. Se trata de una parte de nosotros que nos da una oportunidad para redirigir a un camiño más feliz.

Drogas: conscientização e informação

Que todo mundo sabe que as drogas fazem mal, não é novidade... É preciso conhecer melhor como as drogas agem no organismo... Pensando nisto, o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, elaborou uma série de clips com informações sobre cada droga específica com dados e estatísticas muito curiosas! Assistam:

É preciso nos informar para construirmos um ponto de vista rico sobre este assunto... Estou escrevendo este post, pois me incomodei pessoalmente com a falta de esperança em relação ao combate às drogas nestes últimos dias. Como pode ser confirmado nos vídeos acima, as drogas fazem mal às pessoas, e prejudicam toda a sociedade. Muitos continuam a consumir drogas por diversos motivos, entre eles o de buscar um subterfúgio, um prazer momentâneo. Geralmente, o envolvimento com uma droga se inicia de uma maneira pouco racional, onde existem outras questões no indivíduo que precisam ser tratadas. Mas devido ao aumento do consumo, já se discutem "alternativas" como a descriminalização e a legalização. Estes dois são pontos de vista diferentes, que precisam ser pensados no contexto atual e no futuro (nas consequências das escolhas).

O meu envolvimento com obras da Missão Batista do Pelourinho, levou-me até a realidade das madrugadas de Salvador, onde conheci os efeitos "sociais" das drogas e seu grande poder de destruir famílias ao escravizar pessoas normais na dependência. Já vi um jovem que passou por 15 instituições e não se curou da forte dependência química no organismo, enquanto conheço amigos que sem entrar em um centro de recuperação foram curados de forma sobrenatural...

Eu entendo, que o problema não está mais no vício, está no uso, que gera toda a cadeia de violência. Por exemplo, a guerra no Rio é apenas o "final da ponta", no meio dela existe extorsão, trabalho infantil, lavagem de dinheiro, risco à saúde pública, prostituição entre outras coisas. Conheci uma prostituta que se drogava e não conseguia largar o vício, ela também nem se imagina fora da profissão pois era a forma de sustentar seu próprio vício.. Portanto, antes de usar uma droga, saiba que você incentiva toda a cadeia... Tome uma decisão consciente de não consumir drogas! Até mesmo Paulo Coelho, ex-viciado, alertou: "As drogas irão tirar o seu poder de decisão, que é a coisa mais importante que você tem na vida".

O modelo de recuperação que tem funcionado efetivamente tem sido aquele onde os pacientes são internados por livre-vontade (o que é um importante passo, pois quem não quer ser curado, continua viciado), onde existe a oportunidade de reavaliação profunda de si mesmo, sobre suas atitudes com sua família, e com Deus. A pessoa sai ao final, tendo a oportunidade de iniciar uma nova vida, literalmente. Neste modelo, não é enxergado apenas um usuário e seu vício, mas todo o ser humano, tudo o que o aflige, seus sentimentos, seus relacionamentos, e até os mais profundos pensamentos... Jesus conhece tudo e tem poder para transformar. Infelizmente, a sociedade está a ponto de desistir da luta, porque não tem fé, não enxerga e não tem esperança. Os governos preferem investir seus recursos em outras áreas ao invés de ajudar estes centros de recuperação espalhados em todo o Brasil. Mas aos cristãos, fica o apelo de se envolverem neste trabalho. Não existe remuneração material, mas a recompensa é gratificante! O problema das drogas tem solução, porque não existe impossível para Jesus: Deus é Amor.

Aos que preferem continuar no vício, sugiro que conversem com os que se encontram nas ruas (esquecidos pela maioria) e desejam intensamente largar a droga para voltar a viver. Mas não ousem me pedir para apoiar a barbaridade da legalização. Um problema jamais justificará o outro. A descriminalização, parece ser uma alternativa a ser discutida, visto que todo o sistema de punição governamental precisa ser repensado para que se trate o ser humano de maneira digna, com Amor e com Esperança.
É verdade que eu não tenho acompanhado o sofrimento português para conseguir ajuda financeira, então fiquei curioso com este vídeo:

O que os finlandeses precisam saber sobre Portugal


Ele apresenta alguns argumentos interessantes para convencer os finlandeses a apoiar Portugal na União Européia (UE).
Depois vi este vídeo feito por portugueses:

O que os finlandeses precisam saber sobre Portugal (2)


Ele apresenta argumentos para que os finlandeses continuem sem apoiar empréstimos à Portugal por conta da corrupção do próprio governo português.
Ao final, eu encontrei este vídeo:

O que os portugueses precisam saber sobre a Finlândia


Sem comentários...

Dia da Consciência Negra

Hoje é um dia muito especial!
É aniversário da minha irmã :-)
Mas também é o Dia da Consciência Negra.

Queria aqui fazer uma homenagem aos meus amigos negros: Amem seus pais, ancestrais e toda a sua origem, pois devemos sempre ter gratidão por aqueles que nos fizeram ser quem somos hoje.

Não sou negro, mas deve ter algo do povo negro no meu sangue, e dou graças a Deus por isto, pois tenho consciência de que ninguém é melhor do que ninguém, mas que cada um é especial e único aos olhos de Deus.

Se não tenho algo de negro no meu sangue eu não sei, mas sei que o povo negro tem a mesma raiz que todos os outros povos. Todos temos o mesmo pai e mãe. Todos temos a mesma raiz ancestral, da cor de barro-vermelho... A única mistura genética capaz de gerar todos os outros tons: do mais claro ao mais escuro, do mais vermelho ao mais amarelo. Todos temos o mesmo Adão e Eva genéticos... E a palavra "Adão" quer dizer "vindo do barro" (do pó). "Somos todos, todos iguais, mas uns mais iguais que os outros" (Engenheiros do Hawai).



Se o povo negro é esquecido pela "grande" mídia, imagine o povo negro evangélico... Quero dizer aqui a estes irmãos negros, que eles nunca são esquecidos pelo Dono do Universo, o Rei dos Reis. O povo negro evangélico tem sua cultura e raiz que fazem jus a maravilhosos documentários. Este povo é representado em diversas áreas culturais, seja na literatura, na música, e, principalmente, na Palavra de Deus, quando, desde tempos remotos da Assembléia de Deus, nos EUA, um pastor negro, chamado William Joseph Seymour se destacava. Hoje, são negros assembleianos, presbiterianos, batistas... Enfim, evangélicos... São um povo que se libertou uma segunda vez... Conquistou na cruz, a alforria da escravidão do pecado (a qual todos estamos sujeitos). Um povo corajoso que foi perseguido dentro da própria família e pela própria sociedade (ainda hoje). Um povo de batalhas, de lutas... Um povo de fogo, e meus irmãos.

Que Nosso Senhor Jesus abençõe a cada um de vocês. Estão sendo esquecidos pela "grande" mídia, mas nunca serão esquecidos do Nosso Altíssimo Pai.

Grande abraço!
Feliz Dia da Consciência Negra!

Escape the false optimism

I nominate the following reading about enterprises management:
http://www.hsm.com.br/artigos/jim-collins-processo-destrutivo-do-sucesso

With one caveat:
The writer of the matter was wrong to choose one of the titles, as Jim Collins did not want to say something like "Escape from the pre-determined beliefs". Instead the text makes us understand that he says "Escape the false optimism". And we should seek internal people to help the company/institution in times of crisis, instead of external people.

I make this correction because it leaped out at me to see a statement like that placed in the mouth of Jim Collins, one of the speakers at the Global Leadership Summit 2010. This phrase has a connotation that he may disapprove.

Resenha: [Filme] Quo Vadis

Recomendo este filme para entender um fato histórico: a loucura do imperador de Roma, Nero, levando-o a incendiar Roma (com seus habitantes) para reconstruí-la segundo os seus propósitos e a posterior acusação de que os cristãos foram os incendiários. Nero queria conter a ira do povo romano ao colocar nos cristãos a culpa da sua loucura.

A história é muito bem encadeada neste romance. É um filme de 1951, mas ainda tão atual e interessante! A atuação de alguns atores como o Nero está realmente fantástica, conforme este comentário da versão Blue-Ray:
http://www.dvdtown.com/reviews/quo-vadis/6808

Antes de finalizar meus comentários queria alertar sobre 4 heresias no filme (é o tipo de coisa comum em qualquer filme hoje em dia, mas é importante pontuar):
- O suicídio de Claus e Eunice após afirmar que a morte para os cristãos é apenas uma breve separação. A afirmação está correta, porém os 2 tiveram uma morte sem serem cristãos e de maneira não cristã. Logo para um não-cristão (não-crente em Cristo) a morte é mais que uma breve separação, mas uma separação eterna de Deus e sofrendo o dano da segunda morte que é o lago de fogo (ver Apocalipse 21:8).
- Lígia diz para Marcus que Cristo está dentro dele, num momento em que ele ainda não crê em Cristo. Esta afirmação é verdadeira teologicamente apenas após a fé "salvífica", assim seria correto afirmar isto sobre o apóstolo Pedro, que também aparece no filme, mas não seria correto afirmar isto sobre Marcus até que ele cresse de fato e recebesse o selo do Espírito Santo (de Cristo) para a vida eterna (Efésios 1:13;4:30).
- O apóstolo Pedro recebe uma suposta "mensagem" de Jesus falando que se ele não retornasse a Roma, Ele teria que ser crucificado denovo. Esta é a heresia mais grave, pois o sacrifício de Cristo foi suficiente, perfeito e feito de uma vez por todas, sem precisar de repetições (Hebreus 10:12).
- Ideia de "lugar abençoado". É possível que existam lugares abençoados por Deus, porém todo o lugar é lugar de adoração, pois a adoração é interior ao ser humano e não exterior (João 4:19-24).

Mais informações do filme neste link:
http://www.imdb.com/title/tt0043949/

Eu peco, ele peca, nós pecamos...

"Eu peco" - esta afirmativa retira de mim qualquer tentativa de me tornar superior a alguém. Inclusive, torno-me um pouco mais justo diante de Deus quando admito que "eu peco". Mas pecar é bom? Ao pecar, posso sentir prazer ou simplesmente "extravasar", mas o pecado nunca mantém sua ilusão por muito tempo. Imediatamente vêm suaS conseqüênciaS (no plural), pois o pecado:
Afasta de Deus: o pecado fere o coração de Deus que é santo e puro. Não existe aquele que, amando alguém, faz o que é contrário a essa pessoa. E quando nos afastamos de Deus sentimos o peso da depressão e da baixa-estima. Um sentimento de inutilidade toma conta, pois assim como um cirurgião, Deus só usa instrumentos esterilizados.
Desobedece a Deus: todos recebemos os mandamentos, eles indicam o que não devemos fazer. Antes só existia um único mandamento. Depois foram oficializados 10 e finalmente apenas 2 que resumem tudo. Se você para para pensar verificará que apenas estes 2 são totalmente suficientes e "estreitos". Infringir uma lei é motivo para punição. Se uma lei é eterna, a punição também será eterna. É através de uma lei que se tem a noção do que é justo. Pense nisso.
Ira a Deus: a punição é apenas um derramamento do próprio mal praticado. Ninguém receberá pena daquilo que não cometeu. Deus se ira de tal forma com a rebeldia que Ele criou o inferno para Satanás e seus anjos. Mas este também será o destino dos que seguirem o mesmo caminho dos anjos caídos. Deus não se alegra com o sofrimento, antes Ele deseja o arrependimento sincero.
Nega de Deus: pecar: afasta, desobedece e ira a Deus. Se uma pessoa continua a fazer isso conscientemente, ela então está negando a Deus, sua paternidade e o direito a sua herança. Esta consequência do pecado está registrada na Bíblia, na história de Esaú e Jacó. O primeiro não aparentava ser uma má pessoa, mas ao passar por uma fome momentânea trocou a benção da primogenitura (que lhe era por direito como herança) por um prato com ervilhas. Quantos de nós não sentimos que o pecado nega a nossa herança celeste?  Quantos de nós buscamos nos saciar hoje esquecendo que amanhã continuaremos com fome por não termos escolhido o prato correto? Esaú foi leviano e não imaginou que, de fato, a benção da primogenitura iria para seu irmão mais novo. Ele lamentou amargamente ao presenciar o pai dando a benção ao seu irmão. Hoje, a nação de Israel é a prova viva da história de Jacó. Da mesma forma, Jesus alertou que haveria choro e ranger de dentes aos levianos.

"Ele peca" - "Adão pecou". Neste ponto, muitos se questionam: será que eu mereço pagar o pecado de uma outra pessoa? Antes de julgar Adão, lembre da 1ª frase ("Eu peco"). Você peca... Você não é melhor do que Adão ou Eva. Pensei sobre isto e cheguei a conclusão que faria algo pior no Éden, no lugar deles. Assim como você, eu tenho conhecimento do BEM e por vezes esforço-me para fazê-lo, mas também tenho o conhecimento do MAL, e isto me atrai muito. Este conhecimento é um sentimento de dualidade interna por conhecer estes dois lados, ele é também uma herança de Adão e Eva. E eu não sou melhor do que nenhum deles, estou no mesmo nível, pois diz as escrituras "Todos pecaram".

"Nós pecamos" - Nós pecamos todos os dias, todas as horas e de diferentes maneiras, em atos e omissões (pois "quem sabe fazer o bem e não faz, peca"), pensamentos e palavras... Se você leu até aqui, sabe que o seu pecado está estampado na sua testa. Mas a obra de Deus é maior que o seu pecado: existe uma viva esperança lá na cruz. Porque Ele se fez carne e habitou entre nós, não para fazer a sua própria vontade, mas cumprir a vontade daquele que O enviou. Por suas chagas nós fomos curados, por suas feridas nós somos sarados... Só Ele nos purifica de todo o pecado. Só Ele pode limpar o meu e o seu pecado. Nós pecamos, mas Ele vive, para que não mais vivamos para nós mesmos, num mundo de pecado que não conhece a Deus, mas para que sejamos adotados como filhos se mácula, pela verdadeira esperança da cruz de Jesus. Sem Cristo não há salvação.

"Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós" Texto escrito por mais de 700 anos antes de Cristo.

Latest Month

July 2018
S M T W T F S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Syndicate

RSS Atom
Powered by LiveJournal.com
Designed by Tiffany Chow